sábado, 4 de abril de 2020

[Lady Trotsky Revisa...] Crowley (1987) e Las Cenizas de Crowley (1990) (e sobre como uma dama teimosa encontrou um parceiro inusitado)


Sinopse: Um depravado lord inglês é condenado à morte por enforcamento sob acusações de feitiçaria e pacto com o diabo e no dia de sua execução, jurou retornar dali trezentos anos para se vingar. Em uma noite de lua cheia, exatos três séculos depois, a pequena e histórica cidade uruguaia de Colônia do Sacramento conhecerá um terror sem precedentes.


Título Original: Crowley
Lançamento: 1987 (Direto para a TV.)
Duração: 1h19min
Diretor(a): Ricardo Islas
Gênero: Terror.




Sinopse: Três anos depois dos trágicos eventos do primeiro filme, uma jovem, ainda inconformada com o horrendo assassinato do irmão, planeja com outras três amigas, realizar um ritual para trazê-lo de volta à vida. As consequências de tal decisão, entretanto, serão as piores possíveis e novamente Colônia viverá um terror sem precedentes.


Título Original: Las Cenizas de Crowley
Lançamento: 1990 (Direto para a TV.)
Duração: 1h24min
Diretor(a): Ricardo Islas
Gênero: Terror.



A postagem que inicia o mês de Abril no blog (e eu espero pelo menos dois posts semanais por aqui a partir de hoje) é uma dupla revisão cinematográfica e o que veio disso.
Tudo começou há pelo menos um ano e uns meses, quando, acessando um outro blog com uma lista bastante completa de filmes de vampiros, encontrei duas produções uruguaias das quais eu até então não tinha ouvido falar, Crowley, de 1987 e sua sequência direta, Las Cenizas de Crowley, de 1990. Ambos dirigidos pelo “pai do terror uruguaio” Ricardo Islas (1969). Caso alguém tenha feito as contas de cara e não está acreditando, eu explico isso mais para frente no texto.



As tramas muito me chamaram atenção embora a do segundo filme seja meio batida, considerando que já fizeram MUITO disso em produções dos anos 70. Mas como de jeito nenhum eu encontrava o primeiro filme depois de ter encontrado o segundo no YouTube (no canal New Alpha Studios, do próprio diretor, onde tem outros filmes dele, dos quais dois que já vi vão ganhar revisão aqui), eu tive de apelar ao também diretor Felipe M. Guerra, especialista em encontrar as maiores raridades do mundo em termos de filmes, já que, como vim a descobrir algum tempinho depois, os filmes aqui revisados são produções feitas direto para vídeo, o famoso SOV. Portanto, encontrar para download é uma tarefa das mais difíceis. Isso quando se consegue. Mas vamos ao que interessa, o review.
Crowley (1987), foi o primeiro longa-metragem da carreira do Islas, mas não o primeiro filme da carreira dele, pois um ano antes, um média-metragem chamado Posesión, feito para a TV local, marcou a estreia dele como diretor. Sim, vocês não estão delirando. Ele era apenas um garoto, ou pibe, como se diz na região do Prata, de dezessete anos quando dirigiu pela primeira vez, mas quem consolidou o título, altamente merecido, de "pai do terror uruguaio", e com o qual Islas é até hoje conhecido, foi um vampiro selvagem e mudo, muito claramente inspirado no Janos Skorzeny, do clássico Pânico e Morte na Cidade (The Night Stalker), de 1972, por acaso também um filme para a TV, que veio a ser o cerne da clássica série Kolchak: The Night Stalker, que teve apenas uma temporada de vinte episódios, mas se consolidou como uma das grandes séries da história da TV mundial. Vocês podem ler isso e bem mais nessa entrevista aqui: http://www.finalgirl.com.br/2019/04/ricardo-islas-o-pai-do-cinema-de-terror.html



Tecnicamente, o filme não é exatamente perfeito, até porque a equipe toda era de pessoas inexperientes e duas delas só entendiam de produzir telejornal, e carece de muitas coisas em termos de execução, mas sinceramente? Não liguei para isso nem um momento enquanto via. (O Felipe M. Guerra me disse com todas as letras que o filme era super vagabundo, o que em parte eu discordo demais.) O que eu enxerguei, naqueles 78 minutos de projeção, foi um grande amor pelo cinema e o grande esforço de todo mundo do elenco e da parte técnica em fazer aquilo dar certo, mesmo que o próprio Islas não considere esse o melhor filme da carreira dele. O que ele próprio me falou pelo Messenger. Sim, vou explicar isso também mais adiante no texto.
Apesar dos atores serem novatos e muitos até nem atuavam antes disso, fazem um ótimo trabalho e a forma como eles falam e se expressam deixam as cenas bem naturais, fazendo com que torçamos muito para seus personagens conseguirem deter a maléfica ameaça. Mas é claro, o diretor faz questão de quebrar em pedacinhos as nossas expectativas, mas não direi como porque é spoiler.



                Pulemos três anos no tempo e vamos para 1990, quando Islas dirigiu Las Cenizas de Crowley, já maior de idade e um pouco mais experiente como diretor. Além de melhor executado tecnicamente, o roteiro ainda mergulha em uma questão hoje muito abordada, mas que na época ninguém dava muita importância: como lidamos com o luto. Eu não sei se essa era a intenção do diretor quando fez o segundo filme (muito provavelmente não era), mas eu enxerguei com força essa situação. Inclusive é bem difícil ficar indiferente ao fato de que Marta, a personagem que precisa fazer essa ingrata tarefa, vai ser capaz de ir além dos limites morais porque não consegue aceitar a perda.
                As consequências das ações dela, é claro, são as piores possíveis e novamente Colônia do Sacramento está sob um terror sem precedentes e três pessoas corajosas vão precisar achar uma maneira de fazer isso sem permitir que um certo vampiro muito sedento por sangue faça novas vítimas. De novo, o querido diretor dá uma quebrada LINDA nas expectativas de todos nós e é partir disso que eu continuo esse texto, mas falando de como eu criei o universo expandido (vocês podem ler aqui e se assim o desejarem, ir no Wattpad continuar a leitura).





                Como eu sou daquelas fãs que não pensam duas vezes em se aproximar quando a pessoa famosa tem rede social, adicionei o Ricardo Islas e começamos a trocar comentários nas postagens que ele fazia. Até que eu fiz uma pergunta sobre as semelhanças entre ele e o Crowley e ele me procurou no Messenger dizendo que ele não podia responder isso em público e desde então trocamos incontáveis figurinhas sobre cinema e eu, com a cara e a coragem, pedi autorização para escrever um universo expandido em cima dos filmes. Naturalmente, eu pensei que ele ia rir da minha cara porque ele talvez pensaria: como assim uma moça estrangeira queria expandir o universo da obra dele escrevendo? De onde veio essa doida?
                Para minha surpresa, ele aceitou! Ainda por cima, ele amou o que eu fiz e confesso: ainda hoje estou aprendendo a lidar com o fato de que tenho uma parceria meio maluca, com uma diferença de fuso de algumas horas, com uma pessoa humilde, acessível e inteligentíssima que até agora me ensinou muito sobre o personagem dele e com isso, me fez descobrir outras nuances do meu próprio universo literário. Eu só tenho a agradecer por isso e tenho o forte sonho de conhecê-lo pessoalmente.
                Sem contar que eu tenho constante contato também com o Daniel Lacoste, a Fany Bertinat (que amou meu universo expandido e quer muito a quarta parte da segunda história -risos-), a Patricia Diaz Garbarino e a Sandra Casagna, atores dos filmes que eu também achei no Facebook. Já com o Juan Lazzarini, que atuou nos dois, não mantenho tanto contato quanto eu gostaria porque ele não é muito de rede social. Todos são gente boníssima e sem dúvida, sou a maior privilegiada por ter conseguido algo que a maioria apenas sonha: ser amiga de tanta gente pioneira e maravilhosa.
                Mas isso não me torna melhor que ninguém, e eu nem sonho com isso, me faz aprender a ser uma pessoa melhor a cada dia e não ter medo de sonhar alto. Porque todo o escritor faz isso e faz com prazer.
                Ricardito, Fany, Daniel, Juan, Patricia, Sandra, muchas gracias por me haceren una persona mejor y una escritora sin miedo de hacer más.
Sobre Renata Cezimbra

Brasileira e gaúcha com os dois pés e muita imaginação na região do Prata, pois é lá que começa o universo dos Vampiros Portenhos. Onde convergem os vórtices das mais férteis referências de uma dama teimosa, que aprecia pitadas de cultura pop, referências underground e coisas do arco da velha.

Você também pode gostar:

20 comentários:

  1. Olá!
    Gostei de saber mais sobre os filmes, o único de vampiro que assiti até hoje foi Crepúsculo. Assisto muito romance e check-lit mas, é bom variar os gêneros.
    Gostei das indicações apesar de não conhecer nenhum.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá não conhecia nenhuma das produções, mesmo nçao sendo o tipo de filme que assisto com frequência gostei de saber mais a respeito de cada um!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia os filmes ainda, mas fiquei bem curiosa para assistir, pois acho interessantes enredos deste tipo, apesar de não ter o costume de assistir. Adorei a postagem!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oiii,

    Eu corro muito de filmes de terror, porque eu acabo ficando sem dormir kkkkk mas amei que você vem trocando figurinhas com o diretor dos filmes, é muito legal quando a gente curte o trabalho da pessoa e ai ela é super simpática com a gente. Espero que vocês ainda troquem muitas figurinhas e que você aprecie mais trabalhos dele.


    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha, como está?
      Já aprecio MUITO a obra do Islas. Plenilunio e Mala Sangre são, até agora, as melhores obras da fase uruguaia dele (atualmente ele mora em Chicago e inclusive já ganhou um Emmy). Tem no Youtube se tu entender bem espanhol. Garanto que tu vais gostar!
      Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky.

      Excluir
  5. Eu amo filmes de terror e suspense. Não conheço o trabalho do Islas, mas sou apaixonada por filmes de terror/sobrenaturais dos anos 90. Se algum dia eu tiver a oportunidade vou procurar por estes filmes.
    E quanto a sua ousadia de ir conversar com gente famosa, te digo que está mais do que certa. Já fiz isso com uma atriz que admiro e ela acabou me seguindo no twitter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia! Tudo bem?
      O Ricardo Islas tem um canal no YouTube chamado "New Alpha Studios", onde tem a maior parte da filmografia dele, incluindo "Las Cenizas de Crowley", de 1990. Já eu, tenho o primeiro filme upado no Mega, mas a qualidade dele tá meio ruinzinha, já que nunca foi remasterizado.
      Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky.

      Excluir
  6. Eu gosto muito de filmes de terror e suspense, mas os mais antigos não conseguem me prender, sempre acho os filmes meio previsiveis e acabo dormindo kkkkkk
    Adorei saber mais sobre os filmes, quem sabe eu assista um dia e aodrei a sua ousadia de falar com gente famosa kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Em relação aos filmes de terror eu sou meio a meio, amo o gênero, mas morro de medo às vezes hahah Obrigado pela indicação já que meu único contato com filmes de terror antigos foi com IT: A Coisa e eu amei. Vou procurar e assistir nessa quarentena.

    ResponderExcluir
  8. Oiiieee


    Uau que legal poder trocar experiências e bater um papo com alguém que a gente admira, é sempre bacana, tu foi corajosa, eu teria vergonha...rsrs
    Não conhcia o filme, realmente mesmo não sendo perfeito, acho que esse amor pelo cinema, esse esforço conjunto de todos que dá pra notar e sentir já é uma razão imensa pra todo mundo prestigiar quando estiver a fim de assistir algum filme no estilo.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Eu fujo de filmes de terror e por isso talvez eu não conhecesse ainda o trabalho de Islas. Mas gostei dos pontos positivos que você destacou e saiba que sou como você sobre as redes sociais... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia esses filmes, então seu post foi bem informativo. Não sou muito de filmes de terror, mas ultimamente ando mudando essa fase. Vou dar uma procurada neles...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Não conhecia os filmes mas como sou apaixonada pelo cinema fiquei louca com o post, muito legal essa sua parceria maluca hahaha, sucesso á vocês!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Nossa, não conhecia os filmes, e depois de ter falado aqui fiquei super curiosa. Adorei saber também a sua trajetória dele. Dica mais que anotada <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Sou viciada em filmes e livros de terror, mas esses filmes ainda não assisti e nem ouvi falar que é uma pena, mas vou procurar mais fiquei muito interessada. Parabéns por sua parceria e sua dedicação pois só quem gosta sabe o quanto as vezes é sofrido esse meio. Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá, ainda não conhecia os filmes e confesso que sou bem fraco pra filmes de terror kkkk, bem legal que você teve a chance de conversar com o diretor, deve ter sido um papo divertido, ambos falando do que gostam mas de lados diferentes!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Sou bem por fora de filmes de vampiro antigo, aliás nem os atuais hahaha. Acho que nunca me interessei por vampiros, porém gosto de terror, e mesmo que seja previsível parece divertido (de um jeito aterrorizante pra época). Gostei de conhecer!

    ResponderExcluir
  16. Eu sou bem contente com o cinema Latino americano, quando tinha TV, adorava o Cone Sul, porém, os filmes citados, não conhecia, bem como não conhecia o Ricardo Islas, para me redimir, vou começar pesquisando todo o trabalho dele. Aliás, faz uma postagem aqui somente sobre ele...

    ResponderExcluir
  17. Que interessante! Eu não conhecia nenhuma das produções, gosto do tema vampiro, mas confesso que leio poucos livros e vejo poucos filmes sobre

    ResponderExcluir
  18. Olá! Geralmente eu não curto filmes de terror, mas a indicação foi interessante! parece ser um daqueles terror que não dão tão medo assim, pelo que vi das imagens, quem sabe eu arrisque assistir. rs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir