terça-feira, 7 de abril de 2020

[Meus dois (ou cinco) centavos sobre] O Pequeno Príncipe

 

Hoje, ao invés de trazer uma resenha, review ou até postar algo do meu universo literário ou da História Argentina e Latino Americana, resolvi trazer um top cinco de motivos para ler um livro.

O escolhido?

O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, que depois do Alcorão e da Bíblia, é o livro mais traduzido do mundo. NENHUMA resenha que eu escrevesse poderia expressar , e até hoje não consegue, tudo o que eu senti lendo esse livro. Juro do fundo do coração que estou falando a mais pura verdade.

A minha edição sendo da Geração, de 2017, sendo a sétima reimpressão dele e tradução de Frei Betto, que eu comprei na Livraria Saraiva da Rua nos Andradas no Centro há uns dois anos, puramente de curiosa que sou porque tinha um bom tempo que eu queria saber o porquê desse livro ser tão amado por tanta gente a ponto de ser considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial.

Eu descobri, e chorei nesse processo porque eu acabei de fazer trinta anos e apesar disso, ainda tenho aquela criança em mim, mas conheço muitos que perderam esse tesouro, e vou colocar abaixo...

1. É uma leitura MUITO atual e que faz todo o sentido do mundo quando você para e pensa sobre as questões levantadas nele. Posso dizer a vocês com a mais absoluta sinceridade que não é um livro infantil, ainda que seja vendido como tal, porque lendo você se depara com uma miríade de coisas nas quais talvez você não pare para pensar na maior parte do tempo ou até mesmo com aquela atitude não muito louvável que provavelmente você tenha, uma delas sendo julgar o próximo.

2. Te faz refletir sobre o que realmente importa na sua vida e o quanto se deixa de aproveitar porque a opinião dos outros acaba sendo mais importante do que a sua própria verdade. Portanto, gente, não se vejam precisando corresponder às expectativas dos outros por melhores que as intenções deles sejam. A sua vida é apenas sua e só você pode escrever a sua própria história.

3. Te faz aprender, ou reaprender, a apreciar as coisas simples da vida. Porque por melhor que você ganhe, por mais coisas que você tenha, nada substitui o amor e o carinho que aqueles que realmente te amam e se preocupam com você te dão. NADA substitui aquela comida feita pela mamãe, o colo que ela nos dá quando estamos tristes, a companhia dos amigos assistindo Netflix, jogando vídeo game, RPG, etc ou simplesmente jogando conversa fora em algum lugar e um monte de outras coisas essenciais para nós.

4. “O essencial é invisível aos olhos, e só se vê bem com o coração.” Vamos pensar nessa frase e praticar o que ela significa, sim?

5. A leitura flui de uma forma fantástica e sem composições rebuscadas e/ou complicadas, Exupéry criou uma obra prima que ultrapassou gerações de leitores. Mas, e sempre tem isso, mesmo 75 anos depois da primeira edição, lá na França tomada pelos nazistas na Segunda Guerra, a humanidade ainda não aprendeu a lição que esse livro passa e eu me pergunto quando vamos REALMENTE aprendê-la.





Deixo com vocês essa quote para refletirem sobre o que significa “ser adulto” ou “ser criança”...

“Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo.

Responderam-me: "Por que é que um chapéu faria medo?" Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jiboia digerindo um elefante. Desenhei então o interior da jiboia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações.

As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jiboias abertas ou fechadas, e dedicar-me de preferência à geografia, à história, ao cálculo, à gramática. Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor. Eu fora desencorajado pelo insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2. As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando.” – Págs. 9 e 10
Sobre Renata Cezimbra

Brasileira e gaúcha com os dois pés e muita imaginação na região do Prata, pois é lá que começa o universo dos Vampiros Portenhos. Onde convergem os vórtices das mais férteis referências de uma dama teimosa, que aprecia pitadas de cultura pop, referências underground e coisas do arco da velha.

Você também pode gostar:

15 comentários:

  1. Oi Renata!!

    Não encontrei uma pessoa sequer que tenha lido esse livro e não tenha ficado completamente apaixonado por ele, sempre ouço muito elogios, mas, eu ainda não cheguei a ler ele, cheguei sim a pensar que era um livro infantil, mas hoje sei bem que não é, espero que a vontade de ler ele apareça em algum momento.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata.

    Sempre que leio uma Resenha sobre p Pequeno Príncipe elas são bem elogiadas. Você apresentou motivos bem interessantes para conhecer este livro e vou adicionar na meta de leitura. Tem
    pouco tempo que conquistei o ebook do livro e vou lê-lo em breve. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Opa, tudo bem por aí?

    Bem, O Pequeno Príncipe é uma das obras que eu quero ler esse ano. É um clássico que eu nunca li ainda, apesar de todo mundo falar tão bem, não sei o porquê de eu não ter lido ainda. Adorei os motivos que você citou e me serviram de mais incentivo ainda para ler a obra.

    Abraços! ♥
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  4. Estou seguindo o blog, inclusive. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Acredita que até hoje nunca li esse livro? Eu até o comprei há uns dois anos, mas não tenho vontade de ler. Mas sei do grande aprendizado que começa com ele, muita gente ama e entende seu significado. Acho que no mundo atual a gente tá precisando lembrar mais das coisas simples, é tão pouco tempo para fazer tanta coisa que acabamos deixando de lado dos pequenos prazeres. Achei ótimo você trazer esse livro, pode influenciar pessoas mais jovens a lerem :) Obrigada pela dica, quem sabe, eu leia o meu hehe.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Renata.
    Eu li esse livro quando era criança e depois reli já adulta. Realmente hoje vejo que não é um livro infantil.
    Tudo aquilo que não fazia sentido nenhum para mim antes, ganhou novos significados maravilhosos!!
    Adorei os seus cinco motivos!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis ler o livro, por algum motivo sempre deixo passar, adorei os motivos e fiquei instigada a comprar a obra!

    ResponderExcluir
  8. eu acho incrível como esse livro consegue envolver todos os públicos, né?
    É atemporal e fico encantada com cada páginas.
    Amei demais os motivos que listou e sim TODOS deveriam dar uma chance para esse clássico

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Ah, como eu amo esse livro! Ele, sem dúvidas, é perfeito para todas as idades e cada vez que a gente lê, temos uma visão diferente das coisas narradas. Adorei os motivos que você trouxe <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi Renata, tudo bem ?
    Se eu pudesse dizer qual foi um livro que me marcou de formas diferentes durante a vida inteira é este.
    Eu simplesmente não sei descrever.
    "Crescer não é o problema, esquecer é que é""
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é mágico, hoje não me toca mais como antes, mas se tiver filhos, quero que leiam, sempre indico aos alunos porque todo mundo deveria ter o direito de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  12. Eu chorei horrores com esse livro, eu só fui conseguir ler ano passado e ele me deixou arrasada. Não acho que seja uma leitura para crianças, pelo menos não as tão pequenas, mas pelo menos a partir dos 7/8 anos. Eu levei meses me preparando para ler com meu filho que tem 6 anos, eu não sabia como chegar ao final dessa leitura com ele, não sabia como ele reagiria, não sabia o que responder com as tantas dúvidas que eu tinha certeza que iriam surgir. Mas eu precisa mostrar a ele que o mundo não é só como queremos, que por mais que a gente planeje muito para fazer algo, que essa coisa pode dar errado também; eu precisa falar que a vida nos traz muitas frustrações; que existem histórias tristes e ao longo da vida nós vamos protagonizar algumas delas.

    Depois de muito tempo me preparando, consegui ler com ele e foi um momento único. Ao contrário de mim, a visão dele do que acontece com O Pequeno Príncipe foi completamente diferente. Ele entendeu que o personagem voltou para seu asteroide, mas primeiro ele ficou triste pela maneira como isso aconteceu. Foram muitas perguntas, mas eu já estava preparada para lidar com elas.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu amo tanto esse livro. Demorei anos para ler e me arrependi de não ter lido antes. É tão poético e reflexivo, acho que toda vez que você lê consegue enxergar algo diferente no livro. Adorei os motivos que você listou, principalmente o primeiro. É um livro muito atual e que traz muitas reflexões muito pertinentes. Todo mundo fala que é um livro infantil, mas acho que traz questões que só um adulto consegue absorver.
    Adorei o post e acho que você arrasou nos motivos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi gente, tudo bem?
    Novamente, MUITO grata pelos comentários lindos e adoráveis da parte de vocês! "O pequeno príncipe" significa MUITO para mim como leitora e sem dúvida merece estar entre os grandes livros da história da humanidade.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Renata, tudo bom?
    Adorei seus motivos para se ler O pequeno príncipe. Esse é um livro que a cada nova leitura tiro um aprendizado diferente e a vejo com outros olhos. Concordo plenamente com você, não é um livro de criança e é uma leitura essencial para enxergarmos as coisas que realmente importam na vida.
    Beijos!

    ResponderExcluir