quarta-feira, 20 de outubro de 2021

[Sobre o Universo] Vampiros: 3ª Parte - Tipos de Vampiros (Por Professor Elijah Colman - Vampiro do Tipo Comum)

Ficheiro:Bela Lugosi as Dracula.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre

 (Nota da Autora + Pedido de Desculpas: 

Como a autora esteve trabalhando um bocado com revisão de texto (se não está claro, sou freelance) e destravando ideias porque tenho sofrido de constantes bloqueios criativos e isso deixa qualquer autor louco da vida, acabei ficando ausente tempo demais mais uma vez. Não desistam de mim, por favor.

 Meu retorno, e eu espero que dessa vez eu não fique tanto tempo sem postar, é marcado por hoje ser o dia em que o ator Bela Lugosi, o mais famoso Drácula do cinema, estaria fazendo mais um ano de vida se estivesse aqui. Para quem não sabe, ele nasceu em 20 de outubro de 1883.

Portanto, essa postagem é dedicada a ele, já que ele foi uma das inúmeras inspirações para a criação dos vampiros que povoam o universo dos Vampiros Portenhos.

 Bidding Dracula Welcome | Horror 

)

1ª Parte: Leia aqui.  2ª Parte: Leia aqui.

Considerando a quantidade de tipos de vampiros e suas descrições e o fato de os experimentos de Mestres Bruxeiros e os contaminados por radiação precisarem de explanações mais detalhadas em razão de precisarem de contexto e conceituação, focarei esse texto somente nos tipos.

Que ao contrário do que os filmes, livros e outras mídias mostram, são bem mais variados do que pensamos. Mais perigosos também, dependendo do poder que possuam.

São eles:

Ancestrais: As criaturas notívagas que receberam de entes desconhecidos, alguns estudiosos dizem que da própria Mãe Terra, poderes dos mais variados tipos. (Aqui se faz a teoria de que esses vampiros seriam os primeiros usuários de Energia Gaia de que se tem notícia, mas, nada confirmado. O conceito aqui citado será explicado mais à frente do texto.)

Sua característica mais temida é seu sangue extremamente tóxico ao qual muito poucos são realmente capazes de sobreviver embora haja casos em que ocorreu após prolongado sofrimento. Ou vários anos sendo inoculados com pequenas quantias. Também transformações retroativas (que valem na realidade para todos os tipos). O fato é que tais vampiros, que somam menos de vinte, são os mais poderosos do mundo e ninguém é capaz de derrotá-los ou detê-los. (Talvez, muito talvez, um, mas prefiro não falar sobre ele pelo bem da minha sanidade.)

Aberrantes: Ao contrário dos vampiros ditos "normais", os aberrantes são inoculados com sangue de demônio, fazendo-os repelir símbolos sagrados de distintas religiões, considerando que muitos demônios ditos típicos da cultura cristã também são relatados em outras. Não que eles necessariamente sejam seres das trevas, mas seu sangue demoníaco acaba causando tal situação. Suas principais características são presas duplas, orelhas pontudas, as costas das mãos cobertas de pelos grossos e manchas rubras de cor forte espalhadas pelo corpo como marcas de escarlatina.

Barakas: Ainda hoje não há consenso sobre a origem o nome “baraka” (pronuncia-se “báraka”). A teoria mais conhecida, entretanto, diz que seria o nome do grupo étnico, hoje extinto, de onde o Ancestral responsável por esse nicho tenha surgido. Outra diz que na língua desse mesmo grupo, da qual não existem registros conhecidos, a palavra significaria “massa interna superior”, que basicamente seria o cérebro.

São criaturas cujos hábitos alimentares os fizeram ser apelidados de “zumpiros” após o surgimento dos filmes do diretor George Romero. Embora se alimentem basicamente de sangue, os barakas também comem os cérebros das vítimas, podendo às vezes assumir os trejeitos das mesmas por um tempo limitado, mas não são todos que o fazem, pois é involuntário. Tal hábito alimentar advém do fato deles sofrerem constante degeneração cerebral, e são os únicos, algo que pode ter consequências graves caso eles não mantenham essa dieta.

Infelizmente, porém, sofrem frequentemente de episódios de instabilidade mental e outros distúrbios mentais, bem mais do que outros. São seres raros e muito perigosos quando estão furiosos. Por motivos desconhecidos, seus cabelos são descoloridos e os olhos sempre possuem o tom avermelhado, fazendo eles constantemente usarem poder de iludir ou lentes de contato.

(Nota da autora: a inspiração para esse tipo veio do clã Malkavian do RPG Vampiro: A Máscara. Com A Máscara tendo inspirado a Lei do Silêncio Juramentado.)

Comuns: Os que possuem as características conhecidas do mito vampírico, não possuindo as extras que outros tipos de vampiros têm. Eles, e todos os outros, podem ser repelidos por alho ou arruda (outras ervas contra mau olhado são aceitáveis), mas não há um real consenso do motivo pelo qual eles funcionam embora as bruxas potencializem essas plantas usando um pólen mágico que criaram com o intuito de ajudar os mortais a espantarem vampiros.

Dracônicos: Um caso muito parecido com os “aberrantes” embora difiram nos poderes, pois, como o próprio nome diz, esses vampiros recebem os poderes dos dragões, mas os únicos que realmente esses sugadores de sangue têm são a “pele de pedra”, pois seu poder regenerativo é gigantesco, e resistência ao fogo, o que desperta muitas controvérsias porque vampiros geralmente morrem por ele. Há os que têm asas, mas são pouquíssimos e dificilmente são vistos em público. E há quem diga que a luz do sol os petrifica, mas não mata, o que por anos alimentou rumores sobre as gárgulas de várias igrejas de arquitetura gótica serem criaturas vivas. Isso, no entanto, não é confirmado, mas também não desmentem. Não se sabe quantos exemplares existem e é preferível não mexer com eles.

 Jorogumos: O nome advém da palavra japonesa para “aranha”. Também chamados “aracnivampiros”, eles são altamente perigosos e ferozes. Locomovem-se pelas paredes tal como as aranhas, soltam teias pelos dedos e pulsos e apreciam uma farta refeição de carne humana quando ficam enjoados de só beber sangue.

Nimbus: Sua capacidade bastante única de se camuflarem em nevoeiros densos e névoa, além de se transformarem fumaça por si mesma, geralmente em formato de nuvens ou pelo menos algo perto disso, os faz serem denominados Nimbus. No entanto, prefira não se deparar com um deles se não quiser desmaiar de pavor pela brancura pálida post-mortem, os olhos completamente pretos e o sorriso cheio de dentes pontudos e aberto nas laterais quase ao limite.

Nosufur-atu (Nosferatu): A palavra significa "portador de pragas" em grego. São capazes de soltar pragas horrendas e controlar imensas ninhadas de ratos e outros animais peçonhentos, geralmente os usando como método de assassinato. Porém, dizem que é possível vampirizar humanos dessa forma, mas o alvo dificilmente sobrevive. Sua principal característica são os dentes frontais afiados e as unhas longas e pontudas.

Repitilianos: Os vampiros chamados por tão peculiar nome podem, tal como os répteis, viver tanto na terra como na água. Por razões de “compatibilidade”, alguns dizem que eles, quando projetam as presas e avermelham os olhos, parecem serpentes humanoides. Tal e qual os dracônicos, possuem um poder de regeneração física estupendo, inclusive podendo regenerar um membro inteiro caso seja cortado (o que é praticamente impossível porque tentar cortar a pele de um vampiro desses é como tentar cortar aço com uma faca de cozinha) embora seja mais possível (se ocorrer a amputação) eles o encaixarem de volta no lugar porque fazer um novo consumiria uma energia imensa. Que devo lembrá-los, provém do sangue.

Sereianos: Os únicos vampiros capazes de andar a luz do dia, embora só possam fazê-lo quanto estão no mar ou em lagos. São altamente conhecidos por sua capacidade de transformar-se da cintura para baixo em peixes e podem nadar a profundidades inalcançáveis para seres humanos.

Tengus: A palavra japonesa tengu é traduzida como “corvo” e denomina esses vampiros conhecidos por serem os únicos a possuírem asas, e com ela a real capacidade de voar (a maioria só consegue dar saltos muito altos ou flutuar a cem pés do chão por um tempo limite e a queda é feia quando você não respeita o limite), embora não sejam bem de corvos. A envergadura (abertura) das mesmas, porém, lembra a de um corvo e seu radar quiróptero lembra o grasnar de um, mas muito mais barulhento, motivo pelo qual os estudiosos acabaram os denominando “tengus”. Também possuem as garras mais letais entre todos os vampiros.

O ex-presidente argentino Carlos Pellegrini, atualmente um vampiro tengu, ao relatar para mim sua história e seus arrependimentos, diz que a transformação dos tengus é muito dolorosa, descrevendo o nascimento de suas asas como “se o Diabo arrancasse sua pele sem anestesia e ainda o amarrasse a uma roda de tortura para estirá-lo aos limites da dor”.

Vampiras Mágicas: Capazes de praticar magia tal e qual as bruxas, predominantemente humanas, razão pela qual essas notívagas são chamadas assim.

Existe, entretanto, uma teoria sobre os poderes dessas vampiras virem do potencial que elas, quando humanas tiveram para ser mulheres mágicas, mas o mesmo nunca veio à tona, tal e qual ocorre com os vampiros magos, que são muito mais raros, quase impossíveis de encontrar em razão da pequena quantia de homens capazes de fazer magia.

Tal teoria pode ser aplicada aos outros tipos de vampiros, considerando que a maioria das habilidades que os denominam advém, segundo teóricos, da Energia Gaia, advinda da própria Mãe Terra. Segundo estudiosos, e também meus estudos, essa energia se manifesta em forma de variados tipos de habilidades, como manipular variados elementos naturais e a mente. Até sangue.

 As quais poucos humanos são capazes de usar, e precisam de muito treinamento para fazer um uso realmente eficiente e sem risco de morte durante a execução, e tal como os poderes dos Caçadores, pode ser fatal se não for devidamente usada, pois um corpo humano não suporta mais que trinta anos de poderes reprimidos, segundo estudos feitos até o momento. As próprias bruxas, mesmo tendo magia poderosa, podem ter problemas com os poderes caso não treinem devidamente.

Novamente, encerro um texto sobre nós, os vampiros e vos espero na próxima edição.

Sobre Renata Cezimbra

Brasileira e gaúcha com os dois pés e muita imaginação na região do Prata, pois é lá que começa o universo dos Vampiros Portenhos. Onde convergem os vórtices das mais férteis referências de uma dama teimosa, que aprecia pitadas de cultura pop, referências underground e coisas do arco da velha.

Você também pode gostar:

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Adorei saber sobre os diferentes tipos de vampiros, pois podemos ver que o leque é vasto. Eu realmente acho que só conhecia dois ou três da listagem, então todo o resto foi novidade. Vampiros são criaturas que sempre me fascinou, por isso ver essas postagens acerca deles é animador. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata.

    Estou adorando saber mais sobre o universo dos vampiros através do seus posts. Especialmente a descrição sobre a linhagem de cada vampiro. Não imaginava que pudessem haver diferentes tipos. Fiquei curiosa para saber mais sobre os vampiros. Espero que na próxima visita eu descubra mais. Parabéns pelo texto.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Ah, gostando cada vez mais de saber sobre esse tema. Não imaginava que haviam tantos tipos de vampiros. Um dos que mais chamou minha atenção é esse que pode praticar magia como as bruxas. Gosto muito de estudar história, principalmente a Idade Média. O surgimento das bruxas, magias e tudo o que as cercam. O interessante é que quanto mais lemos mais percebemos que há coisas que sequer imaginávamos. Parabéns por tanta informação. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata!
    Lendo sobre esses tipos diferentes de vampiros acabei de perceber uma coisa, não tenho chance nenhuma de vencer eles em um luta, cada um mais letal que o outro kkk. Mas fiquei completamente vidrada em suas definições de cada um e parabéns pelas suas explicações de diferentes raças vampirescas e as bruxas adoro suas magias, amei. Obrigado por mais essas informações, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Re, tudo bem ?
    Fique tranquila, leve o tempo que precisar, eu estarei sempre por aqui. Gosto bastante dos seus posts e saber mais sobre vampiros e outras criaturas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Amei o post! Eu confesso que sei muito pouco sobre vampiros, por isso não tinha ideia que existiam diferentes tipos e nem que eram tantos. Então, achei as informações que você trouxe muito interessantes e adorei conhecer um pouco mais sobre os vampiros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Uau, muito interessante sua pesquisa. Adoro o arquétipo do vampiro, adorei conhecer mais sobre esses seres fantásticos. Seu texto é uma verdadeira aula, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oi Renata, tudo bem?
    Eu adoro vampiros, mas lendo o seu post, percebi que sempre li histórias mais voltadas para o romance, aqueles vampiros irresistíveis, risos.. Por isso achei muito legal e impressionante saber de todos esses tipos e mais sobre o universo deles. Ótima postagem!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir