sexta-feira, 5 de junho de 2020

[Meus dois centavos sobre...] Eu, Bobby McGee, Nina Simone e a liberdade

            Cá estou de novo para mais dar mais dois centavos sobre algum assunto espinhoso.

            Não sei se esse é o caso, mas quando se fala em liberdade, as coisas podem ficar complicadas demais porque ninguém parece saber o que significa essa palavra ou como usá-la.

            Nina Simone (1933 – 2003), em uma entrevista, disse: Liberdade para mim é isto: não ter medo.


            Já a clássica canção Me and Bobby McGee, de Kris Kristofferson (1936) e Fred Foster (1931 – 2019), que se tornou lendária graças à voz de Janis Joplin (1943 – 1970), tem um verso que sempre me deixa pensando: Liberdade é mais uma palavra para nada a perder. No original em inglês: Freedom's just another word for nothin' left to lose.

           Vídeo para quem quiser ouvir:


            No entanto, essa pequena frase da cantora Nina Simone vem dessa fala maior: É um sentimento. Liberdade é apenas um sentimento. É como tentar explicar para alguém como é estar apaixonado. Como você vai explicar isso para alguém que nunca sentiu? Você não consegue. Mas você sabe quando acontece. Houve algumas vezes no palco em que eu realmente me senti livre. E isso é uma coisa incrível. É realmente incrível. Eu te digo o que liberdade significa para mim: nenhum medo! Realmente nenhum medo. Se eu pudesse ter isso por metade da minha vida… É algo que realmente se sente. Como um novo jeito de enxergar.

            É então que eu reflito sobre esse verso de Me and Bobby McGee referente à liberdade, considerando que o cantor admitiu, anos depois, que ele foi inspirado em uma cena do filme La Strada, de Federico Fellini, na qual o personagem do Anthony Quinn abandona a da Giulieta Masina na estrada e se arrepende depois.

            Talvez eu esteja errada, mas quando a gente passa metade da vida tendo medo de tantas coisas, em especial se você é parte de uma minoria social (eu sou mulher e “fora do padrão” (ênfase nas aspas)), a tendência, quando finalmente nos sentimos livres para viver a nossa própria vida, é sentir que não temos nada mais a perder quando já perdemos tanto por sentir medo ou seguir a opinião dos outros apenas porque queremos nos encaixar em algum lugar ou grupo.

            O problema, no entanto, é que quando a gente se sente REALMENTE livre, sempre tem um, ou um monte, que não se sente confortável com isso, seja o motivo que for. Embora a maior parte dos motivos venha de questões morais, religiosas, sociais e o diabo a quatro e ao cubo. Que acabam muitas vezes gerando crimes de ódio, tentativas de intimidação, no trabalho ou na família, ou episódios de preconceito abertamente demonstrado ou velado.

            Porque, reforçando a fala da Nina Simone, como você explica isso a alguém que nunca sentiu semelhante coisa? Como você ensina um pássaro criado preso a voar? Como fazê-lo perder o medo de dar o primeiro passo? Porque mudar significa sair da zona de conforto, desconstruir conceitos arraigados, refletir sobre o porquê de se pensar aquilo, perceber os pontos negativos daquele dogma e se você estiver disposto a ir mais longe, talvez melhorar esse sistema e fazê-lo menos difícil. Que os recentes protestos nos Estados Unidos o digam. Mas como a gente já sabe, essa luta não vem de hoje e ainda está longe de acabar.

            No entanto, vamos manter uma coisa em mente antes de qualquer coisa: respeito é essencial. Todos temos o direito de ir e vir, mas é preciso respeitar o mesmo da outra pessoa e não forçar a barra achando que está fazendo um bem. Porque a partir do momento que fazemos isso, não estamos agindo melhor que os ditos “opressores”. Vamos ser melhores que isso, mas sem perder o medo de lutar pelo que acreditamos.

            Lady Trotsky encerra a transmissão aqui, agora.     

Sobre Renata Cezimbra

Brasileira e gaúcha com os dois pés e muita imaginação na região do Prata, pois é lá que começa o universo dos Vampiros Portenhos. Onde convergem os vórtices das mais férteis referências de uma dama teimosa, que aprecia pitadas de cultura pop, referências underground e coisas do arco da velha.

Você também pode gostar:

9 comentários:

  1. Falar sobre liberdade é algo extremamente complexo, o que é para uns talvez não seja para você ou outros, acredito que trata-se de uma questão mais ampla, o significado é único para cada individuo de acordo com sua trajetória de vida e experiências.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renata!
    Estamos vivendo um momento bem complicado. Se não bastasse o vírus e no nosso caso, um presidente assassino, a criminalidade policial não para em nenhum lugar. É claro que o que eu considero liberdade vai ser diferente para você e para o resto da população, pois nesse meio existe vivência, oportunidade, acesso, entro várias outras coisas, mas acredito que é algo pelo que todos nós buscamos.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/05/resenha-o-menino-da-mala-livro-1.html

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu adorei o seu texto e a reflexão que ele traz. Acredito que liberdade pode ser vista e sentida de maneiras diferentes para cada um e isso vai depender muito do meio em que ele vive e em qual posição social está. Eu, como mulher, tenho uma visão de liberdade diferente da de um homem, ainda mais se for um homem negro, e acredito que é aí onde está a beleza dessa palavra: liberdade.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiiii

    Liberdade é uma palavra tão ampla, existe a liberdade que ansiamos como sociedade, liberdade de ir e vir, liberdade de viajar, de falar, de debater, de opinar. E existe aquela sensação de liberdade gostosa, aquela que vem de dentro, que até quando a gente está sozinho ainda se sente livre, a mente é livre e até a alma se sente livre. Cada um sente de uma maneira, dependendendo do momento, de onde vivemos e da vida que temos, até nossas crenças definem um pouco da liberdade que a gente experimenta na vida. Nossa, que tema complexo e ao msmo tempo simples né? A gente reflete um monte quando tenta definir.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Caraca, essa é uma bela reflexão. E pontuada em cima de frases emblemáticas e super fortes. Por ter estudado psicologia, e ter me embreado um pouco dentro da fenomenologia existencialista de Sartre, eu tinha outros pensamentos a respeito disso chamado liberdade.
    Agora acho que posso aproveitar meus dias tediosos de quarentena e pensar, ou repensar se necessário for, a respeito dessa tal liberdade.
    ADOREI! Obrigada por essa reflexão.

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata!
    Liberdade para mim é me expressar sem medo de dizer a verdade, é um direito meu de ir e vir. Sou uma fã da Nina Simone sua voz é fabulosa suas musicas são perfeitas. Belas palavras o post ficou sensacional parabéns, é muito bom nos expressar sem medo é a nossa Liberdade, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Está aí um assunto complexo! O que é liberdade? Já refleti sobre isso tantas vezes... e cheguei à conclusão que a liberdade real, verdadeira, completa, é uma utopia. Nenhum de nós nunca está completamente livre. A liberdade é um tema que possui várias vertentes. Mas quando a alcançamos em relação a uma determinada área na nossa vida, existem prisões em outras áreas da nossa existência. Prisões até mesmo dentro das nossas relações familiares. Infelizmente, acho que nunca seremos completamente livres. Eu gostaria muito de ser, de não me sentir tão constantemente sufocada pela sociedade e suas exigências, por este mundo tão complexo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Você trouxe um assunto bem complexo e que proporciona muitas reflexões. Acho que não há um significado definido do que é liberdade, acho que vai da percepção de cada um. Para mim, liberdade é ter o direito de fazer as minhas próprias escolhas, desde que elas não prejudiquem outras pessoas. Mas é difícil se sentir completamente livre com tantas cobranças sociais né? Eu venho tentando me importar menos com isso e me preocupar mais com o que é melhor para mim, mas é um processo complicado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi gente, tudo bem?
    Mais uma vez obrigada por todo o apoio e pelos comentários excelentes aqui colocados! Nossa, esse assunto dá uma discussão tão grande que o meu texto nunca daria conta de resumir mesmo que eu quisesse muito isso. Liberdade é aquele tópico que quanto mais cava, mais tem para escavar. Mas o importante é nunca deixar de pensar sobre isso.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir