terça-feira, 24 de março de 2020

[Lady Trotsky Resenha...] Inferno no Ártico - Cláudia Lemes (Março - Mês das Mulheres)

Título: Inferno no Ártico 
País: Brasil
Autor (a): Cláudia Lemes (Vulgo Mulherão da Porra, Divina Criatura, Dama do Crime Brasileira, Rainha.)
Ano: 2019 (Financiamento Coletivo - Catarse)
Classificação:



Sinopse: Assassinatos bizarros abalam a cidade de Barrow, Alasca, durante o período de dois meses de noite polar. A detetive brasileira Barbara Castelo desconfia que seu primeiro caso de homicídio tem ligações com ocultismo, e precisa superar suas diferenças com o parceiro, Bruce Darnell, além de sua fobia do escuro, para encontrar o serial killer antes que ele consiga completar sua missão macabra.


Barbara Castelo, nascida em “país tropical, abençoado por Deus e lindo por natureza”, achou que já tinha conhecido o inferno na infância, quando um acontecimento terrível lhe deixou com nictofobia, o “popular” medo do escuro.
Ela não imaginava, porém, que, anos depois e sofrendo constantemente com o ainda muito presente trauma de infância, descobriria que ele era muito mais frio do que ela poderia imaginar quando um assassino em série torna a já complicada vida na inóspita Barrow, no Alasca, pior ainda, em especial quando a noite polar faz lá sua morada por longos dois meses.
 O inferno é no Ártico e Barbara Castelo vai precisar atravessá-lo se quiser sobreviver.


Inferno no Ártico é aquele livro capaz de te prender a ele de tal forma que largar antes do final é impossível, mesmo sabendo que a Cláudia Lemes não vai nos poupar de cenas fortes, sangrentas e perturbadoras. Menos ainda vai deixar de mostrar como a humanidade pode ser podre mesmo quando está dentro da lei.
Aqui, como em Eu vejo Kate (resenha aqui), não há personagens perfeitinhos e ideais como eu sei que tantos amam. É gente estranha, complicada, muito ferrada da cabeça (para não usar palavra pior) e cheia de disposição para mostrar a que veio, mesmo seus objetivos não sendo nada nobres. Barbara, porém, e apesar de tudo, incluídos problemas com seu parceiro recém separado e tentando consertar a própria vida, tenta seu melhor e está disposta a superar até sua nictofobia para chegar ao assassino em série aterrorizando Barrow, mesmo no caminho sofrendo alguns reveses e despertando desconfianças nos “cidadãos de bem” da cidade. Esses mostrando não serem nada disso quando estão desesperados e cheios de temor por cada amanhecer que nunca parece chegar, dada a longa noite de sessenta dias que vivem uma vez por ano.
(Isso lembra a vocês um quadrinho chamado 30 dias de noite?)
Como se não bastasse o frio abaixo de zero e a escuridão que remete aos melhores filmes de terror, a polícia de Barrow ainda tem de lidar com um assassino frio, calculista e muito inteligente que sempre parece estar um passo à frente, tanto que não são raras as vezes que Barbara precisa contar mais com o instinto do que evidências críveis, pois ninguém parece achar algo que os leve a passos mais rápidos ao criminoso. Para piorar, se é que podia, Castelo ainda vai sofrer um duro golpe capaz de mudar o rumo de sua vida para sempre.
No fim, esse livro é um precioso achado do suspense brasileiro e merece ser lido com toda a apreciação que a Claúdia Lemes merece. Se procura uma leitura de qualidade Made in Brazil, Inferno no Ártico é o que você procura e a Lady Trotsky indica.



Sobre Renata Cezimbra

Brasileira e gaúcha com os dois pés e muita imaginação na região do Prata, pois é lá que começa o universo dos Vampiros Portenhos. Onde convergem os vórtices das mais férteis referências de uma dama teimosa, que aprecia pitadas de cultura pop, referências underground e coisas do arco da velha.

Você também pode gostar:

16 comentários:

  1. Oi Renata.
    Primeiro, adorei a capa do livro.
    Segundo a história me deixou super curiosa..Eu que gosto de assassinos vou amar essa leitura é um prato cheio para mim. Tem uma trama boa e a ambientação da história é ótima

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Gente, que tudo essa capa!!! Não conhecia o livro ainda, mas fiquei louca para ler, principalmente porque agora estou resolvi me aventurar nesses gêneros, haha. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi! Tudo bem?

    O livro parece ser ótimo e super instigante mesmo!! Como ainda estou iniciando nos thrillers, estou começando com uns mais "leves", mas super anotei essa dica!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro e apesar de não ser um gênero do qual tenho muito costume de ler, achei a proposta bem interessante, principalmente para quem é fã de cenas sangrentas haha. Pelo jeito, a autora soube como preparar um excelente cenário.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata!!

    Eu não conhecia a autora, logo, também não conhecia esse livro também, eu não sou muito fã de cenas sangrentas para ser bem sincero, mas, acho incrível que você tenha encontrado esse livro e que ele retrate a qualidade que autores brasileiros possuem!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia autora e muito menos que ele teve processo de publicação com financiamento coletivo. O livro tem uma capa bonita, seu contexto é interessante e se até Cesar Bravo leu e gostou, quem sou eu para dizer o contrário? Vou procurar, gosto muito de livros de thrillers com serial killers. (@yelloobow/@lunetaliteraria)

    ResponderExcluir
  7. Oii Renata

    Que show, eu tenho em ebook Infenro no Ártico e tb Eu vejo Kate. No momento busco ler coisas mais leves, essa quarentena por si só tá pesadissima e preciso relaxar, desconectar sabe? Mas sempre leio algum suspense, intercalado entre as leituras e a Claudia é uma autora que sei que preciso conferir, porque todas as resenhas que leio são sempre mega positivas. Com certeza vou conferir.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. A autora é sempre super elogiada, mas nunca li nada dela. Deve ser porque tem anos que não ando nessa vibe de suspense sabe? Mas um dia pretendo conferir e sei que irei gostar, visto os elogios.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Ainda não tive a oportunidade de ler, mas esse livro ja esta na lista de desejados!
    Amei as suas impressões sobre a obra, espero poder ler em breve!

    ResponderExcluir
  10. Oiii... Eu nunca li nada da Cláudia, mas tenho Um Martini com o Diabo aqui em casa. Preciso colocar ele na TBR de algum mês esse ano.
    Eu gosto muito de thriller e de suspense. Amo terror. Então, o tipo de história que a Cláudia escreve tem tudo para me fazer ficar bem ligada na história.
    Ainda não acostumei bem com autores nacionais que escrevem livros fora da nossa área geográfica, mas a gente vai acostumando.
    Abração

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  11. Olá, ainda não conhecia a obra mas as personagens "imperfeitas" junto a um assassino em série já me prenderam na trama, gosto de um bom mistério policial e com o toque de terror e suspense só se torna melhor.

    ResponderExcluir
  12. Interessante ver sua opinião mas sinceramente,não é uma leitura que me chame a atenção em nada, nunca fui fã do gênero, mas isso faz parte, mesmo assim gostei de conferir que para você o livro vale a pena, é isso que importa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas confesso que não é o tipo de leitura que desperta minha curiosidade. Eu até curto suspense, mas prefiro os mais leves. O fato de ser uma história com cenas sangrentas e perturbadora tira completamente meu interesse em ler. Mas parece ter uma trama muito bem desenvolvida e com personagens muito complexos. Vou passar a dica dessa vez, mas para quem curte o gênero parece ser uma ótima opção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, você já me deixou louca para conhecer os livros dessa autora! Quero muito! Sou simplesmente apaixonada por suspenses, ainda que me provoquem pesadelos, e esse livro parece ser do tipo que eu iria favoritar.

    Gosto de personagens complexos, cheios de camadas e traumas. Assim são mais humanos, críveis, sabe? E fico imaginando quem é o assassino e como Bárbara fará para pegá-lo,cão mesmo tempo que lida com seu medo do escuro.

    ResponderExcluir
  15. Oi gente, tudo bem?
    MUITO obrigada pelos comentários LINDOS e queridos de cada um de vocês. Pois todos vocês são os diretamente responsáveis por manter viva a chama desse blog e cada leitura faz o meu universo literário crescer mais ainda!
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Renata!!!
    A premissa desse livro é muito maravilhosa.
    Adorei a proposta do mesmo e como a personagem vai ter que lidar com seus medos e tentar está a frente do assassino para fazer as coisas.
    Adorei a resenha o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir